Relatório Behind the Screens: Insight From Content Creators publicado pela UNESCO: Compreendendo Intenções, Práticas e Desafios Por Trás das Telas
- Liliane Agostinho Leite
- 9 de dez. de 2024
- 5 min de leitura

Recente relatório Behind the Screens: Insight From Content Creators publicado pela UNESCO fornece informações interessantes sobre o mundo dos criadores de conteúdo digital, destacando suas motivações, habilidades, práticas e desafios. O estudo, conduzido entre agosto e setembro de 2024, empregou uma pesquisa online em 8 idiomas com 500 criadores de conteúdo de 45 países e territórios, além de entrevistas em profundidade com 20 criadores digitais. Os resultados revelam desafios significativos em educação para disseminação da informação, bem como a necessidade de maior apoio e treinamento para esses influentes digitais.
Contexto e Objetivos da Pesquisa
Os criadores de conteúdo digital estão remodelando a maneira como as informações são curadas e disseminadas. Eles alcançam audiências globais, especialmente gerações mais jovens que usam cada vez menos a mídia tradicional para suas notícias.
Reconhecendo a influência substancial que os criadores de conteúdo digital têm sobre a opinião pública, tendências e comportamento do consumidor, a UNESCO identificou uma lacuna crítica na pesquisa abrangente sobre suas motivações, habilidades e mecanismos de responsabilidade.
Neste estudo desenvolvido pela UNESCO, 'criadores de conteúdo digital' são descritos como pessoas que criam conteúdo em plataformas sociais (como YouTube, TikTok e Instagram) com público de pelo menos 1.000 seguidores.
Principais Descobertas
Motivações dos criadores de conteúdo digital para publicar conteúdo
Quando perguntados sobre a principal motivação para criar conteúdo nas redes sociais, a resposta mais comum foi compartilhar conhecimento com os outros (26%), seguido por ganhar renda (23,8%) e entreter os outros (23,4%). Um número considerável de criadores de conteúdo (13,8%) relatou expressar suas opiniões e emoções sobre um assunto como a principal razão para criar conteúdo.
"Os criadores de conteúdo não são apenas destinados a criar coisas que divertem. Mais importante é criar conteúdos dinâmicos para mudança social, isso para mim é a forma mais elevada e digna de criação, seja você pago por isso ou não."
Abraham Toromade, nano influenciador de música, Nigéria
Relação com Confiança e Precisão
Os influenciadores digitais pesquisados usam principalmente a popularidade ao avaliar a credibilidade das fontes online: 41,6% usam o número de curtidas e visualizações do conteúdo online como o principal fator para determinar a credibilidade da fonte online.
Em termos de compartilhamento de conteúdo com seu público, a maioria (62%) dos criadores de conteúdo digital pesquisados admitiu não verificar a precisão das informações antes de compartilhá-las com seus públicos.
Conhecimento de Padrões Internacionais e Marcos Legais
Cerca de 41,2% dos criadores de conteúdo relataram conhecer o Artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos da ONU (O artigo 19º da DUDH diz que “todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, o que implica o direito de não ser inquietado pelas suas opiniões e o de procurar, receber e difundir, sem consideração de fronteiras, informações e ideias por qualquer meio de expressão”.). Mais de um terço ouviu falar sobre isso, mas não conhece os direitos. Cerca de um quinto nunca ouviu falar sobre isso.
A maioria dos criadores de conteúdo (82%) está familiarizada com pelo menos algumas leis relacionadas à liberdade de expressão, difamação e direitos autorais em seu país. Cerca de um terço (32,4%) relatou ter uma compreensão completa dessas leis, e quase metade disse ter um conhecimento parcial das leis, mas não se consideraria conhecedora.
Conhecimento de Leis82% dos criadores de conteúdo estão familiarizados com pelo menos algumas leis relacionadas à liberdade de expressão, difamação e direitos autorais em seu país. | Compreensão Completa32,4% relataram ter uma compreensão completa dessas leis. |
Conhecimento ParcialQuase metade disse ter um conhecimento parcial das leis, mas não se consideraria conhecedora. |
Interessantemente, cerca de 11,4% dos criadores de conteúdo não acham que as leis que regem a liberdade de expressão, difamação e direitos autorais se aplicariam ao conteúdo que produzem e compartilham.
Desafios Encontrados pelos Criadores de Conteúdo Digital
Dilemas Éticos
De acordo com o relatório Behind the Screens: Insight From Content Creators cerca de um terço (35,2%) dos criadores de conteúdo digital admitiram ter encontrado dilemas éticos ao criar conteúdo. Alguns influenciadores digitais expressam incerteza e preocupação em relação às possíveis reações às suas postagens ou à possibilidade de cometer erros.
Às vezes, acho que [postar na] Internet é apenas um jogo de azar. Você nunca sabe quando algo pode de repente dar errado.
MA Chenze, criador automotivo, macro-influenciador, China
Experiência com Discurso de Ódio
Cerca de um terço (32,3%) dos influenciadores digitais pesquisados relataram ter sido alvo de discurso de ódio. Entre eles, a resposta mais comum foi ignorar o problema (31,5%), seguida por relatar o caso à plataforma de mídia social (20,4%).
Visões sobre Conteúdo Patrocinado
52,6% dos influenciadores digitais pesquisados se envolvem ativamente na criação de conteúdo patrocinado ou endosso de marcas e produtos. Entre aqueles que criam conteúdo patrocinado ou endossam produtos, o método mais frequentemente citado para divulgar patrocínios é o uso de rótulos de aviso, como "conteúdo patrocinado" ou "parceria de marca" (58,9%).
Suporte Existente para Criadores de Conteúdo Digital
Treinamento e Recursos
Mais da metade dos influenciadores pesquisados (56,4%) conhece recursos educacionais. Porém, apenas 13,9% participaram.
Sindicatos/Associações Profissionais
Cerca de 85% dos influenciadores pesquisados não pertencem a nenhuma associação de criadores.
Interesse em Treinamento
73,7% dos influenciadores têm interesse em um curso online gratuito sobre ética e liberdade de expressão, oferecido pela UNESCO.
Seria ótimo se a UNESCO pudesse oferecer um curso para ajudar os criadores a entender os padrões e regras e como criar conteúdo alinhado e significativo.
Mia Davila Romero, nano-influenciadora de moda, Peru.
Sobre os Criadores de Conteúdo Digital Pesquisados

Distribuição Geográfica
Mais da metade reside na Europa (35,2%) ou na Ásia (29,4%). Cerca de um quarto reside na América do Sul (13%) e América do Norte (10%), seguidos por 6,4% na África, 3% na Oceania e 3% na Eurásia.
Demografia dos Influenciadores Digitais
Mais da metade (52,8%) tem menos de 35 anos, com 25-34 anos sendo o maior grupo (33,4%). 27,5% pertencem a um grupo étnico minoritário. 68% têm diploma universitário ou superior.
Formatos e Gêneros de Conteúdo
Diversos formatos e gêneros são usados. Os tipos primários são: coisas bonitas e atraentes (18%), entretenimento incluindo memes (15,6%), recomendação/vlogs (13,8%), demonstrações/tutoriais (12,6%), vídeos de notícias (8,8%), curadoria de vídeos (7%), documentários (3,8%), curtas-metragens de ficção e histórias (3,8%).

Conclusão
As descobertas do estudo global "Behind the Screens: Insight From Content Creators" sublinham uma necessidade de educação aprimorada em educação para disseminação da informação entre criadores de conteúdo digital em todo o mundo. A baixa prevalência de verificação de fatos entre os criadores de conteúdo destaca sua vulnerabilidade à desinformação. Além disso, sem habilidades de pensamento crítico, esses criadores podem ser objeto de manipulação por várias entidades, incluindo governos e marcas, potencialmente comprometendo sua autenticidade e a integridade do conteúdo que produzem.
O relatório revelou o interesse pelos criadores para participarem de treinamento online gratuito para melhorar suas habilidades e conhecimento. Esse ponto apresenta uma oportunidade única de fomentar e criar conteúdo relevante educacional para os influenciadores digitais.
Os criadores de conteúdo enfrentam vários desafios, incluindo navegar pela desinformação, manter a autenticidade e gerenciar a saúde mental devido ao escrutínio público... A UNESCO pode ajudar fornecendo recursos acessíveis e treinamento em alfabetização midiática, criação ética de conteúdo e suporte à saúde mental adaptados para criadores.
Faith Sycaoyao, micro-influenciadora de arte, EUA
Ao final do relatório a UNESCO destacou a necessidade da cooperação entre jornalistas e influenciadores digitais. A medida que o público jovem consome as notícias pelas redes sociais e os veículos de informação deixam de possuir protagonismo como fonte de informação para esse público, o apoio de ambos os grupos têm muito a fortalecer a qualidade da informação compartilhada e a confiança com o público no espaço digital.
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